Quando o assunto é se cuidar, muitos homens simplesmente não sabem do que se trata, indo a uma consulta médica apenas quando um problema aparece.
Um levantamento do Centro de Referência da Saúde do Homem do Estado de São Paulo mostrou que 60% dos pacientes atendidos na unidade já chegam ao hospital com quadros graves e sintomas bastante avançados.
Isto demonstra, que o melhor tratamento continua sendo a prevenção, principalmente quando o assunto é a saúde da região urinária. É o caso do câncer de próstata, por exemplo, que não apresenta sintomas – e só é detectado quando a doença já está numa fase mais avançada.
Com hábitos simples, é possível prevenir doenças urológicas. Confira algumas dicas.
1: Mantenha uma alimentação saudável
Seguir uma dieta balanceada é o primeiro passo para se manter saudável. Quando o homem reforça a ingestão de alimentos ricos em vitaminas e sais minerais, como grãos, frutas, legumes e verduras, a imunidade e o funcionamento do corpo humano melhoram.
Desta forma é possível reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, colesterol alto e anemia, além do câncer de próstata. É importante também evitar o consumo de alimentos gordurosos, excesso de açúcar e também o consumo de bebidas alcoólicas.
2: Tenha boas noites de sono
Priorizar a qualidade do sono vai transformar a sua rotina. Ao dormir, o organismo fortalece o sistema imunológico, processa as informações e emoções vividas durante o dia, além de relaxar a musculatura. O sono diminui os riscos de obesidade, diabetes e hipertensão.
3: Controle o seu peso
Parece óbvio, mas para muitos homens controlar e manter o peso ideal pode ser um grande desafio. No entanto, este hábito é ideal para evitar uma série de problemas, como doenças no fígado, problemas pulmonares e infertilidade.
Invista em uma boa alimentação, como comentamos anteriormente, mas também crie uma rotina de exercícios físicos.
4: Beba muita água
Ao hidratar o corpo, um grande problema pode ser prevenido: o cálculo renal. As famosas pedras nos rins acometem homens e mulheres, causando um grande incômodo. Há casos em que medicamentos podem ajudar a expelir as pedras, mas em muitos casos, a cirurgia é a melhor alternativa. Faça o consumo de ao menos 2 litros de água diariamente, e diminua o consumo de sal/sódio.
5: Consulte um urologista
Este especialista é fundamental para acompanhar a saúde do homem. Este médico analisa a saúde do trato urinário de homens e mulheres, mas com o público masculino, os cuidados vão além, cuidando da próstata e da saúde sexual.
É importante se consultar com frequência, realizando os exames solicitados – principalmente se você possui mais de 50 anos.
Aqui na Uromedical, nosso corpo clínico está pronto para lhe atender, tirando suas dúvidas e proporcionando um atendimento exclusivo. Agende seu horário!