O que é Hidrocele?

Hidrocele é um problema de saúde que se caracteriza pelo aumento dos testículos. O quadro se dá pelo acúmulo de fluidos, causando o crescimento avantajado de um ou dos dois testículos.

Geralmente é benigno e pode se desenvolver antes mesmo do nascimento. As estatísticas no Brasil apontam cerca de 150 mil casos anuais. 

Como é realizado o exame para Hidrocele?

Os exames são realizados com uma combinação de análises clínica e laboratoriais. O médico inicialmente observa o testículo do paciente, toca-o para identificar a consistência. Somente após este primeiro diagnóstico, o paciente é encaminhado para os exames de sangue. São esses que confirmam a Hidrocele e, possivelmente, a sua maior causa.

Qual é a causa?

Os testículos possuem fluidos que têm a função de lubrificá-los. O paciente pode desenvolver um desequilíbrio na produção desse fluido, produzindo-o além do necessário. Este líquido então se acumula na região do saco escrotal, caracterizando a Hidrocele.

Nos bebês, a Hidrocele pode se desenvolver antes mesmo do parto. Geralmente ocorre no processo de formação dos testículos, quando as glândulas que formarão esse pequeno órgão, saem do retroperitônio, para se acomodarem o saco escrotal. No final desse trajeto, o canal por onde passam os fluidos lubrificantes pode fechar e acumular o líquido.

Em adultos, ela surge normalmente após os 45 anos. A partir desta idade, o paciente pode sofrer um processo inflamatório e produzir em excesso estes fluidos.

Quem deve fazer o exame?

A Hidrocele infelizmente é uma doença que só pode ser examinada, depois de aparente. Raros são os casos onde a identificação pode ser feita antes. Três especialidades diferentes podem diagnosticar e encaminhar para o tratamento da doença:

  • Clínico Geral;
  • Urologista;
  • Pediatra (para diagnósticos em bebês).

Como é diagnosticado?

O primeiro diagnóstico vem com exame físico. Identificando a inflamação dos testículos, o médico passará alguns exames de sangue e urina. Esses exames mostram se a Hidrocele surgiu a partir de infecções.

O médico também pode solicitar uma ultrassonografia, para saber se não há hérnias ou tumores associados à Hidrocele.

Como é o tratamento?

Em bebês é feito apenas um acompanhamento. Na maioria dos casos, os testículos retornam ao tamanho normal nos 12 primeiros meses de vida. Caso isso não aconteça, o médico pode indicar uma cirurgia.

Em adultos também é feito um acompanhamento, mas apenas por 6 meses. Se o líquido não desaparecer neste período de forma espontânea ou se o desconforto for muito grande, o paciente provavelmente necessitará de uma cirurgia. 

A cirurgia não é complexa e pede apenas uma anestesia local. O médico urologista faz a aspiração do líquido. Depois do procedimento precisa descansar e higienizar o local. 

Agende sua Hidrocele aqui!

Quer saber mais detalhes? Preencha o formulário abaixo e agende sua consulta hoje.

    Digite o código no campo abaixo: captcha