O que é o exame de Curvatura Peniana?

A anatomia do pênis pode mudar de um homem para outro. O pênis possui naturalmente uma pequena tortuosidade, que é perfeitamente normal. No entanto, em alguns casos, o paciente pode apresentar a curvatura peniana muito acentuada e assim necessitar de tratamento corretivo. 

Existem muitas dúvidas sobre o que é considerado ou caracterizado como curvatura peniana incorreta, a ponto de ser um problema cirúrgico. Quando essa curvatura peniana passa a afetar a autoestima do paciente e prejudicá-lo em suas relações sexuais, já pode ser considerado um caso cirúrgico.

Como é realizado o exame para Curvatura Peniana?

O exame é realizado no consultório urológico.

É feito um exame físico, onde o médico induzirá a ereção através de fármacos, para descobrir o grau de curvatura do pênis. Ele também precisará palpar o órgão para saber se não há nenhum trauma interno.

Há ainda os casos onde exames de radiografia e ultrassonografia podem ser solicitados.

Qual é a causa da Curvatura Peniana?

A curvatura peniana pode ser um problema congênito e, portanto, o paciente já nasce com ele. Esse tipo raramente é diagnosticado precocemente, já que só é perceptível com a ereção. Sendo assim, a maioria dos pacientes só nota o problema a partir da adolescência.

A segunda causa pode ser resultado de traumas, quando hemorragias internas ocorrem por causa de lesões físicas. Nesse caso, o paciente apresenta cicatrizes no tecido interno, que são percebidas como placas mais endurecidas no pênis.

Outra razão é a doença de Peyronie. Placas fibrosas ou nódulos crescem internamente no pênis, causando dor e desconforto à medida que o pénis é forçosa e parcialmente dobrado durante a ereção ou estado flácido.

Esta curvatura peniana cria dificuldades no decorrer de relações sexuais e pode inclusive impossibilitar a realização das mesmas em caso de curvatura grave.

Como é o tratamento?

O tratamento pode ser cirúrgico. A finalidade é reduzir a curvatura peniana até um grau que não incomode mais o paciente. Existem três tipos diferentes de cirurgia:

  • Cirurgia com Técnica Egyddio: é feito um alongamento do pênis, deixando o lado mais curto do mesmo tamanho do lado mais longo – geralmente que está após a curvatura;
  • Cirurgia com Técnica Nesbit: esse procedimento faz exatamente o inverso. O médico reduzirá o lado mais longo do pênis para trazer uma maior proporção e tornar a curvatura mais natural. O único problema é que pode reduzir de 0.5 a 5 cm do tamanho e isso pode afetar alguns pacientes.
  • Cirurgia com Técnica Stage: se a curvatura não for tão grande, o médico pode fazer algumas incisões para desentortar o pênis. Geralmente a Técnica de Stage é mais utilizada como complemento da Técnica Egydio.

Nos três procedimentos o paciente recebe anestesia local e pode receber alta no mesmo dia.

Pós-operatório

O pós-cirúrgico da cirurgia para curvatura peniana dura cerca de 60 dias.

A indicação para os 10 primeiros dias é permanecer em casa, com repouso médio. Somente após esse primeiro período é que o paciente pode retomar a rotina de trabalho e estudo.

Mesmo podendo cumprir com a sua rotina, ainda é indicado que o paciente fique até o final do primeiro mês sem praticar atividades físicas ou fazer muito esforço, como levantar pesos. As relações sexuais também estão suspensas e só devem ser reiniciadas após os 60 dias da operação.

Agende sua cirurgia de Curvatura Peniana aqui!

Quer saber mais detalhes? Preencha o formulário abaixo e agende sua consulta hoje.

    Digite o código no campo abaixo: captcha