A disfunção erétil é um problema que acomete não apenas os mais velhos. Há diversos jovens que também sofrem deste mal. São diversas as situações que podem levar o homem a ter problemas sexuais: hipertensão arterial, diabetes, obesidade, tabagismo, entre outros.
Por isso, para que o jovem não corra o risco de ter problemas de disfunção erétil é preciso manter uma vida saudável. Confira agora as causas da disfunção erétil em jovens e quais são os tratamentos mais indicados.
Disfunção erétil em jovens: causas
Quando o homem, independente da idade, está ansioso ou inseguro sobre seu desempenho sexual, está sujeito a não conseguir ter uma ereção. É inclusive algo bastante comum, que pode se tornar um problema quando o insucesso se torna frequente.
Geralmente, o problema é causado pela ansiedade de desempenho, medo de falhar durante o ato, fazendo com que a parceira se frustre. É considerado um problema de disfunção erétil psicogênica, quando se torna algo frequente. Nesses casos, a lembrança da experiência negativa anterior aumenta a ansiedade, fazendo com que o jovem não consiga manter sua ereção.
No entanto, fatores físicos também podem agravar a situação. Pessoas que não levam uma vida saudável estão mais propensos a terem problemas sexuais. Obesidade, tabagismo e consumo excessivo de álcool afetam diretamente o desempenho sexual do homem, independente de sua idade.
Como tratar a disfunção erétil em jovens
Quando o jovem tem essa dificuldade em ter ereções, é importante que ele busque ajuda de um médico especializado. Somente com uma análise clínica é possível dizer se o problema está sendo ocasionado apenas por questões psicológicas.
Durante a consulta, o médico irá analisar os hábitos do jovem, além de solicitar alguns exames para analisar fatores de risco para problemas circulatórios, checar a pressão arterial, níveis de açúcar no sangue, hormônios como testosterona e tireoide, peso, colesterol, entre outros.
Com o resultado dos exames em mãos, o especialista tem como avaliar o problema. Em alguns casos, se faz necessário o encaminhamento para terapias, para que o jovem consiga diminuir sua ansiedade. A prescrição de medicamentos só é realizada em última instância.
O urologista tem papel fundamental na análise da disfunção erétil, pois é ele o especialista de toda a região reprodutiva masculina. Na Uromedical há um corpo clínico totalmente especializado no atendimento de disfunção erétil em jovens, com conhecimento nos mais atuais tratamentos para auxiliar na saúde sexual em todas as etapas da vida.