VaricoceleVeja quais são as causas e tratamentos para varicocele

A varicocele consiste na dilatação das veias do escroto, sendo muito parecida com as varizes. É preciso atenção, pois em casos mais graves, a doença pode evoluir para tumores.

A varicocele afeta em 90% dos casos o testículo do lado esquerdo. Descubra agora quais são os sintomas desta doença, suas causas e quais são os possíveis tratamentos.

Principais causas da varicocele

Embora não haja muitos estudos sobre as causas da varicocele, sabe-se que ela se forma quando a válvula das veias do cordão espermático apresenta problemas e impede que o sangue flua normalmente. Com isso, o sangue retrocede e faz com que as veias inchem, assim como acontece com as varizes.

Esse cordão espermático é responsável por transportar sangue para os testículos e precisa fazer com que haja circulação sanguínea suficiente para que o órgão permaneça saudável. Quando, por algum motivo, essas veias apresentam problemas, a varicocele surge.

Embora a varicocele afete apenas um lado do testículo, ela pode afetar a produção de espermatozoides por completo, dificultando para o casal que deseja engravidar.

Outro ponto de atenção é que a varicocele também é um sintoma para um tumor renal. Em homens mais velhos em que a varicocele aparece subitamente, é indicado a busca imediata por um urologista.

O problema aparece nas mais diversas fases da vida, sendo mais comum na puberdade, em homens de 15 a 25 anos. Alguns estudos recentes também indicam que a obesidade também pode ocasionar uma varicocele.

Sintomas

Geralmente a varicocele não manifesta sintomas. Em alguns casos, pode ocasionar dor, que pode variar sua intensidade, principalmente durante a prática de atividade física. A varicocele pode se apresentar em diversos graus de intensidade.

Em casos em que a varicocele já está mais avançada, é possível notar o alargamento das veias a olho nu, além de apresentar atrofia testicular e infertilidade.

Tratamentos

Em muitos casos, a doença não requer tratamento, apenas um acompanhamento para avaliar sua evolução. Quando o problema é mais grave, o paciente pode ser submetido a uma cirurgia.

Uma possível medida é a prescrição de medicamentos, sendo a ação que antecede a possível cirurgia. Os medicamentos terão a função de melhorar a circulação do sangue na região, diminuindo as varizes. Além disso, também ajudam na diminuição da dor.

Somos especialistas no diagnóstico e tratamento de varicocele. Não deixe para depois a sua saúde, agende uma consulta na Uromedical!