A impotência sexual tem tratamento e em muitos casos pode ser facilmente revertida. A dificuldade em ter ereções, mantê-las ou até mesmo deixar o pênis firme o suficiente para o sexo preocupa a população masculina. Ainda assim muitos homens deixam de buscar ajuda médica.
Portanto, se esse é o seu caso, e você passa por esse tipo de problema com frequência, é importante agendar uma consulta com o urologista. A disfunção erétil tem uma série de causas, e para cada uma delas e cada organismo, um tratamento é recomendado.
Causas da disfunção erétil
Para que o homem tenha uma ereção, seu corpo passa por um processo que envolve cérebro, hormônios, emoções, músculos e vasos sanguíneos. Por isso, quando um problema de disfunção erétil é identificado, ele pode ter surgido em qualquer parte desse processo.
Para facilitar, as causas são caracterizadas como causas físicas e causas emocionais.
As causas físicas, como o nome sugere, estão relacionadas com algum problema físico, como doença cardíaca, pressão alta, diabetes, obesidade, tabagismo, consumo de determinados medicamentos, distúrbio do sono, cirurgias, entre outros.
Já quando analisamos as causas psicológicas, ou seja, de fatores emocionais, elas podem decorrer de depressão, ansiedade ou outras condições de saúde mental, estresse, problemas de relacionamento, falta de comunicação ou outras preocupações.
Opções de tratamento para disfunção erétil
Após a consulta urológica e análise de exames, o urologista poderá identificar a causa e o melhor tratamento.
- Medicação via oral: É geralmente a primeira opção de tratamento para pacientes que não apresentam lesões nas artérias do pênis ou algum tipo de alergia. A medicação vai contribuir com a circulação de sangue da região, favorecendo a ereção.
- Injeção intra-cavernosa: As injeções são indicadas quando a medicação oral não surte efeito no paciente. Por estimular a circulação sanguínea e a dilatação das artérias, a ereção ocorre mesmo sem estímulos externos. Seu tempo de duração dependerá da quantidade aplicada.
- Prótese peniana: Este tratamento é invasivo, pois requer intervenção cirúrgica. São dois tipos disponíveis – a maleável, que faz com que o membro fique rígido o tempo todo, e a inflável, o qual o homem precisa bombear o cilindro para que o membro fique enrijecido.
- Terapia: Quando a causa é psicológica, a terapia pode ser indicada. Durante as sessões, guiadas por um profissional especializado em sexologia, o homem irá aprender a eliminar o sentimento de ansiedade e pressão e poderá retomar suas atividades sexuais com mais leveza e sucesso.
Agende uma consulta com um urologista e tenha mais qualidade de vida sexual. Na Uromedical, nosso corpo clínica está apto a diagnosticar e indicar o tratamento mais indicado para cada caso. Agende uma consulta agora mesmo e melhore a sua vida a dois!