Uma das principais causas de cirurgia dos rins é o cálculo renal. Ela acontece quando as pedras formadas ultrapassam os 6 milímetros ou quando mesmo com o uso de medicamentos, as pedras não conseguem ser eliminadas.
O tipo de cirurgia utilizada depende geralmente do tamanho do cálculo renal.
Cirurgia dos rins: veja como funciona
O procedimento depende das necessidades específicas de cada paciente.
A cirurgia a laser para pedra nos rins, também conhecida como uretroscopia, é indicada em casos em que o cálculo está com menos de 15 milímetros. Para a cirurgia, é introduzido um pequeno tubo pela uretra até o rim. Após encontrar a pedra, o urologista aciona o laser para quebrá-lo em pequenos pedaços, para que o paciente possa eliminá-los pela urina.
Durante o procedimento, é utilizado anestesia geral, o que exige internação de ao menos um dia. É uma cirurgia que não deixa marcas e tem uma recuperação rápida. Após uma semana o paciente já pode retornar às suas atividades normais.
Há também a cirurgia nos rins com ondas de choque, que é indicada para pedras entre 6 mm e 15 mm. O paciente recebe ondas de choque direcionadas sobre a pedra, com o intuito de quebrá-la em pequenos pedaços, para serem eliminadas também pela urina.
Neste procedimento, não há cortes e não há anestesia. O paciente é liberado no mesmo dia. No entanto, é preciso seguir a recomendação de repouso por 3 dias até a eliminação das pedras.
Há a cirurgia para pedra nos rins com vídeo, realizada quando os cálculos ultrapassam os 15 milímetros. Para sua realização é feito um corte na região lombar, onde é inserida uma agulha que permite a entrada de um aparelho chamado nefroscópio, que remove o cálculo renal.
Por ser uma cirurgia mais complexa, o paciente pode ficar internado de 1 a 2 dias. A recuperação dura cerca de uma semana, sendo recomendado o repouso e evitar atividades de impacto, como corridas. Também é preciso fazer a assepsia do corte de acordo com a recomendação do médico, evitando complicações na cicatrização.
Sempre é recomendado manter hábitos saudáveis após a cirurgia dos rins, como uma alimentação equilibrada e a ingestão de ao menos 2 litros de água por dia. Seguir as recomendações pós-operatórias do seu médico também é fundamental para que sua recuperação seja perfeita.
Independente do tipo de cirurgia realizada, é preciso ficar atento a alguns sintomas que podem aparecer durante a recuperação, e que podem indicar problemas. Em caso de febre acima de 38°C, dificuldade para urinar, sangramento, cólicas ou dores intensas, é importante voltar ao urologista ou visitar um pronto-socorro imediatamente.
Conte com os profissionais da Uromedical para tratar cálculos renais. Nossa equipe é especializada e oferece os melhores tratamentos a favor da sua qualidade de vida. Agende agora a sua consulta!