A tecnologia está avançando e trazendo inovações em todos os ramos do conhecimento. O robô Da Vinci, robô criado para cirurgias videolaparoscópicas assistidas, foi criado em um experimento realizado nos Estados Unidos em 2006 pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada para Defesa, onde um médico controlava o equipamento na Califórnia estando fisicamente em Seattle.
Ao contrário do realizado neste teste inicial, hoje em dia o médico cirurgião se encontra na sala de operação. Esta tecnologia amadureceu muito no decorrer dos anos e tem sido utilizada nos maiores centros cirúrgicos do mundo.
Aqui no Brasil, isto não é diferente. Esse aparelho traz benefícios em relação a cirurgia videolaparoscópica ou aberta tradicionais, reduzindo riscos e possíveis complicações para o paciente. Além disso, a tecnologia permite maior conforto e segurança para os médicos, que conseguem realizar com mais eficácia seu trabalho.
Vantagens da cirurgia robótica
Confira a seguir algumas das vantagens da cirurgia robótica para o corpo clínico e, principalmente, para o paciente:
- cirurgias menos invasivas;
- menor quantidade de cortes;
- reduzidas chances de sangramentos;
- menores chances de dores;
- menores chances de risco de infecção;
- recuperação mais rápida do paciente;
- tempo menor de internação;
- as cicatrizes são mínimas.
Claro que esses são apenas alguns pontos. A cirurgia robótica também oferece maior precisão e segurança para o médico cirurgião. As imagens Full HD em 3D conseguem dar maior dimensão de profundidade para o médico. Alguns robôs conseguem ampliar a imagem para o médico em de 10 a 15 vezes.
Isso sem contar com a segurança na hora de manusear os instrumentos, por conta do dispositivo de segurança; melhor desempenho dos movimentos durante o processo cirúrgico, pois permite que o médico cirurgião alcance novas estruturas.
Todo o cuidado que a cirurgia robótica oferece garante que esse tratamento seja realizado até em pacientes cardiopatas. Em muitos casos, esses pacientes recebem contra-indicação de cirurgia, porém a segurança oferecida pelos robôs garante que o tratamento seja minimamente invasivo e tenha ótimos resultados.
Quais tipos de cirurgia são possíveis?
No Brasil, os centros cirúrgicos já conseguem atuar com cirurgias de:
- Próstata;
- Bexiga;
- Rim;
- Coração;
- Ortopedia;
- Neurologia;
- Aparelho reprodutor;
- Aparelho digestivo.
Como funciona a cirurgia robótica?
O robô cirúrgico, como é o caso do Da Vinci, é um dispositivo computadorizado controlado por um médico cirurgião experiente e treinado na hora da cirurgia. É possível programar o robô para que ele auxilie o posicionamento e manipulação de instrumentos cirúrgicos.
Durante a cirurgia, o principal médico cirurgião é responsável por controlar e manipular os braços do robô, com um espécie de Joystick.
Estas cirurgias, no entanto, acontecem com dois médicos cirurgiões, sendo um responsável pelo controle do robô e outro auxiliando nos demais processos da cirurgia, também atento a qualquer possível emergência.
Dessa forma, junto com todo o corpo cirúrgico, o paciente fica mais bem atendido.