Quando se sente dor nos rins, uma pessoa pode passar por maus momentos. Além da forte dor, este pode ser um sintoma de infecções, problemas de coluna e alterações nas funções do próprio rim. Além da dor, alterações na cor da urina e ardor ao urinar também podem acompanhá-la.
Por isso, ao ter um quadro como este é importante que um médico urologista seja consultado. Isso porque a automedicação com comprimidos para dor pode resultar em efeitos colaterais não desejados.
Com diversas causas, a dor nos rins deve ser diagnosticada para receber o tratamento mais adequado.
Tratamentos para dor nos rins e suas causas
Por ser um sintoma, a dor nos rins pode sugerir uma série de problemas – e cada uma sugere um tipo de tratamento específico.
Pedra nos rins
Quando uma pessoa desenvolve pedra nos rins, a dor é intensa – e pode ir além da região dos rins, indo para a barriga ou genitais. Além disso, há alterações na urina por conta da presença de vestígios de sangue.
O tratamento é direcionado pelo tamanho da pedra. Com isso, o urologista pode indicar um tratamento com analgésicos, mudanças na alimentação, tratamento a laser ou até mesmo cirurgia.
Infecção
Quando a dor é profunda e parte do fundo das costas, acompanhada com dor e ardor ao urinar, isso pode ser sinal de uma infecção. Para isso, o tratamento pode ser realizado com a prescrição de antibióticos, além da indicação de ingerir bastante água para auxiliar a eliminação do microorganismo causador das dores.
Cistos
Se as dores nos rins forem sinal de cistos, isso significa que eles já estão significativamente grandes. Nesses casos, o tratamento pode ser feito com medicamentos e até mesmo cirurgia para a remoção dos cistos maiores.
Câncer
Há casos em que a dor nos rins é decorrente de um câncer. Desta forma, o médico que acompanha o caso pode indicar alguns tratamentos para deixar o paciente mais confortável. Dentre eles, medicamentos, cirurgia, crioterapia, radiofrequência são os que ajudam a aliviar os sintomas.
Trombose ou isquemia da veia renal
Esse é um problema grave, e acontece quando não chega sangue suficiente ao rim – como no caso dos AVCs. O tratamento não costuma ser imediato, pois é necessário solicitar exames para detectar o problema. Com a confirmação, o tratamento pode ser feito com medicamentos ou cirurgia, a depender da gravidade.
Por isso, ao suspeitar de dores nos rins é muito importante procurar um médico, pois a identificação correta do problema faz com que haja um tratamento ideal para o seu caso, evitando maiores complicações.
Lesões e pancadas
As dores nos rins por conta de lesões ou pancadas também podem causar inflamação. Para isso, além do tratamento com analgésicos, é recomendável colocar uma bolsa de água quente nas costas e repousar.
Agende a sua consulta na Uromedical para que você possa ser tratado por uma equipe de urologistas especializados. Oferecemos consultas, exames e tratamentos com um atendimento humanizado, do jeito que você merece.