A prevenção certamente é a melhor forma de tratar doenças. No entanto, muitos homens ainda resistem e evitam as consultas médicas.
A prevenção é importante principalmente para prevenir doenças como cálculos renais, infecção urinária, problemas sexuais, ejaculação precoce e disfunção erétil, além do câncer de próstata. Com o auxílio de exames periódicos, é possível constatar a doença em sua fase inicial, conseguindo assim uma resposta muito mais rápida do tratamento.
Por que é preciso fazer exames periódicos?
O principal objetivo dos exames periódicos é fazer a detecção precoce das doenças, principalmente as que ainda não apresentam sintomas. Existem doenças que são assintomáticas, como é o caso do câncer de próstata, que somente são percebidas em sua fase avançada, dificultando o tratamento.
Com os exames preventivos, é possível detectar uma série de doenças, que são muito mais facilmente controladas se descobertas no início:
- Diabetes tipo 2, detectada por meio de um exame de glicemia em jejum
- Colesterol alto, por meio de um exame de dosagem de colesterol
- Hipertensão arterial, detectada por meio da medição periódica da pressão arterial
- Câncer de próstata, por meio do exame de toque
Vamos tomar como exemplo o câncer de próstata. Em sua fase inicial, ele é totalmente assintomático. No entanto, quando detectado precocemente, as chances de cura são de 90%. Os exames periódicos para prevenção do câncer de próstata devem ser realizados a partir dos 45 anos ou, em caso de histórico familiar, a partir dos 40 anos.
O exame de toque, que muitos homens tentam evitar, é simples e de rápida realização. E o mais importante: cerca de 20% dos Tumores de próstata são detectados por alterações encontradas no toque retal independentemente do valor do PSA (feito no exame de sangue).
O PSA é outro exame periódico que também é fundamental para a detecção do câncer de próstata. Ele detecta uma proteína produzida pela próstata, e quando há um aumento isso pode sugerir algum problema, como o câncer.
O exame periódico é fundamental para a saúde do homem não apenas para prevenir o câncer, mas também para identificar outras doenças urológicas, como tumores no testículo, bexiga e rins, disfunções sexuais e outras alterações da próstata, como a hiperplasia prostática benigna e disfunções miccionais, por exemplo.
Se você precisa realizar um check-up, agende uma consulta na Uromedical. Aqui você encontra um corpo clínico preparado para realizar um completo monitoramento e cuidar da sua saúde e qualidade de vida.
Além de consultas, você conta com tratamentos diversos. A Uromedical é pioneira em cirurgia robótica, um procedimento minimamente invasivo que revolucionou a medicina. Conte conosco, agende já sua consulta!