O urologista é uma especialidade médica fundamental para homens e mulheres de todas as idades. Afinal, ele é o responsável pelo cuidado do trato urinário e também do sistema reprodutor masculino.
Outra responsabilidade do urologista é tratar problemas relacionado às adrenais, também conhecidas como glândulas supra renais – que produzem hormônios como o cortisol e a adrenalina.
Confira agora mais informações sobre o urologista e descubra quando agendar uma consulta.
Urologista: quais doenças são tratadas por ele?
O urologista pode atuar em uma série de especialidades – escolhendo apenas uma em sua carreira ou abrangendo todas elas.
Na andrologia, o urologista trata apenas de problemas do sistema reprodutor masculino, como sua função sexual e hormônios envolvidos. Já a urologia feminina, como o nome sugere, ele cuidará do trato urinário de mulheres.
Na uroneurologia, o médico atua em casos de doenças urinárias decorrentes de distúrbios neurológicos. Ele ainda pode atuar na uro-oncologia, com casos de tumores urológicos. Há ainda a área de transplante renal.
Em cada área, há uma infinidade de doenças tratadas pelo urologista. No entanto, os problemas mais comuns são a infecção urinária, que acomete homens e mulheres e que precisa de um tratamento adequado para não haver complicações, inflamações, tumores benignos, cálculos renais e incontinência urinária.
Já os que atuam no tratamento do sistema reprodutor masculino, os problemas mais comuns são a infertilidade, ejaculação precoce, impotência sexual, as DSTs, fimose, curvatura peniana, entre outros.
Para o diagnóstico correto, o urologista solicita alguns exames, que podem ser laboratoriais ou de imagem, para que haja a confirmação do problema sugerido pelos sintomas. Isso pode ser desde um exame de sangue a até um ultrassom ou espermograma, a depender do problema.
Um dos exames urológicos mais conhecidos é o de próstata – que é realizado pelo toque retal. O exame é capaz de diagnosticar o desenvolvimento precoce de câncer de próstata, estabelecendo o tratamento mais adequado para o paciente.
Quando se consultar com o urologista
Existem alguns sintomas que podem indicar a necessidade de uma consulta com um urologista. Se você tem queixas como dor abdominal, dor lombar, dor no pênis, dor nos testículos ou epidídimo, ou sintomas urinários – como ardência ao urinar ou presença de sangue na urina, vale se consultar com um urologista.
Para homens acima dos 50 anos, a consulta com o urologista deve ser anual e indispensável. Afinal, com exames preventivos, é possível diagnosticar o câncer de próstata em tempo de realizar um tratamento.
Precisando de um urologista? Conte com a Uromedical, o consultório que é referência em Brasília. Dentre as nossas especialidades estão saúde sexual do homem, tratamentos em infecção urinária, incontinência urinária, câncer de próstata, HPV, cirurgias, exames e a cirurgia robótica, que revolucionou os procedimentos urológicos – onde somos pioneiros na região.
Agende agora o seu horário e conte com os melhores urologistas de Brasília!