A curvatura peniana é um problema que vai além da estética e pode impedir as relações sexuais masculinas. A doença consiste na formação de uma fibrose no pênis, que é descrita pelos pacientes como um caroço que aparece na túnica albugínea que reveste o corpo cavernoso.
Perceptível apenas durante a ereção, a curvatura peniana pode ser de origem genética ou adquirida. Esta última, é mais comum a partir dos 40 anos de idade.
Tipos de curvatura peniana
São duas as situações em que o pênis pode sofrer a curvatura. No caso congênito, o jovem já nasce com o pênis curvo ou torto – e a inclinação acontece por conta à diferença da elasticidade dos tecidos.
Isso quer dizer que há um desequilíbrio entre o tamanho do órgão sexual masculino, o que causa um repuxamento para um dos lados quando está ereto. Muitos jovens sofrem com esta condição e por não impedir as relações sexuais, acabam demorando para buscar tratamento.
O outro caso acontece em homens que adquirem essa tortuosidade ao longo do tempo, por conta de algum trauma no tecido peniano: seja por algum choque durante a relação sexual, ou microfissuras. Essa lesões aumentam as chances do desenvolvimento da Doença de Peyronie, que deve ser tratada por um médico especializado para evitar maiores complicações.
Causas da curvatura peniana
Geralmente, a doença de Peyronie está ligada a problemas de ereção – por conta do avanço da idade, problemas hormonais ou demais condições que comprometem o fluxo sanguíneo na região peniana.
Com a má qualidade da ereção, o órgão sofre pequenos traumas, o que provoca a formação de fibroses e, consequentemente, deformidades no pênis. Além disso, a curvatura peniana também tem como causa a hereditariedade, ou seja, pessoas com predisposição na formação de cicatrizes, o que deixa o pênis curvado com o tempo.
Curvatura peniana tem tratamento?
Sim! Por possuir diversos estágios de curvatura peniana, apenas o médico pode dizer qual é a melhor opção para o seu caso. Por isso, é muito importante que o paciente evite soluções caseiras ou busque solução na internet.
Em alguns casos, a curvatura peniana pode ser tratada com medicamentos; no entanto, muitos homens precisam de cirurgia para normalizar a situação. Durante a consulta e exames, o médico identificará qual o estágio da curvatura e qual a melhor opção de tratamento.
Aqui na Uromedical, você conta com um corpo clínico especializado em urologia, pronto para te ajudar nos mais diversos tratamentos. Com um espaço moderno e salas individualizadas, oferecemos um atendimento humanizado para que você se sinta mais tranquilo e confortável durante todo o tratamento.
Não deixe a sua saúde para depois, agende agora mesmo um horário e conte com a Uromedical!