A incontinência urinária é uma condição muito prevalente e comum na população geral, tanto em homens quanto em mulheres. É, no entanto, muitas vezes pouco diagnosticada e tratada, pelo fato de as pessoas se sentirem constrangidas em conversas sobre o assunto.
Incontinência urinária é simplesmente a perda involuntária de urina, que pode ser objetivamente demonstrável ou mensurável, e que representa um grande problema social. Ela pode ser bem impactante na vida do indivíduo, limitando diversas atividades e interferindo no trabalho e nas relações interpessoais.
Mas o paciente que sofre de incontinência deve ter em mente, que a condição possui opções de tratamento e deve ser sempre discutida com profissional especialista, para que as melhores condutas sejam discutidas para cada paciente em cada caso específico.
4 tipos de incontinência urinária
Existem basicamente quatro tipos de incontinência urinária, a saber:
- Esforço ou de estresse: nesse tipo de incontinência, a perda de urina ocorre devido ao aumento da pressão intra-abdominal, ou seja, em situação como a tosse ou o espirro, quando a pessoa se agacha ou ao levantar algum peso, entre outras.
- De urgência: esse tipo de incontinência urinária é também conhecido como bexiga hiperativa, e se caracteriza por uma vontade repentina e incontrolável de ir ao banheiro, e que ocasiona na perda de urina involuntária.
- Verdadeira: é o tipo de incontinência urinária mais severa, e mais rara, no qual existe perda contínua de urina. Ela ocorre devido à condições congênitas como ureter ectópico, fístulas vesicovaginais, ou como conseqüências traumáticas ou de cirurgias.
- Paradoxal ou de transbordamento: essa incontinência urinária ocorre quando há obstrução da bexiga ou dos canais uretrais, ou redução da capacidade de contração da bexiga na hora de esvaziar seu conteúdo, fazendo com que a urina literalmente transborde quando a bexiga está totalmente cheia.
Independentemente do tipo de incontinência, existe tratamento, basta procurar um profissional especialista e fazer uma avaliação completa!