A disfunção erétil pode ser definida como a incapacidade tanto de se alcançar quanto de manter uma ereção, pelo menos de forma que o pênis se mantenha ereto o suficiente para a penetração.
Eventualmente, alguma dificuldade de ereção pode ocorrer com todos os homens, o que não caracteriza um problema ou uma disfunção importante. No entanto, se a ocorrência é um evento recorrente, pode ser motivo de preocupação.
Os principais sintomas da disfunção erétil incluem dificuldade de atingir a ereção, dificuldade de manter a ereção, redução do apetite sexual, entre outros.
O mais importante é que a disfunção erétil tem tratamento, por isso é fundamental que o homem que sinta qualquer um desses sintomas ou tenha qualquer tipo de preocupação em relação ao seu desempenho sexual, procure um médico especialista.
Conheça as causas da disfunção erétil
A excitação sexual masculina, processo que vai levar ao surgimento da ereção, é um processo extremamente complexo. Ele envolve diversos sistemas corporais, incluindo o sistema nervoso, endócrino, muscular, cardiovascular, e ainda fatores psicológicos.
Ou seja, qualquer problema em um desses sistemas, ou uma combinação de fatores relacionados a mais de um deles, pode levar à disfunção erétil.
Frequentemente o problema é de origem psicológica e não biológica, sendo necessária uma abordagem específica para sua resolução.
As causas físicas mais comuns de disfunção erétil incluem:
- Doenças cardiovasculares;
- Entupimento de artérias – aterosclerose;
- Hipertensão arterial sistêmica;
- Diabetes;
- Obesidade;
- Síndrome metabólica;
- Doença de Parkinson;
- Esclerose múltipla;
- O uso de algumas medicações;
- Tabagismo;
- Alcoolismo;
- Abuso de drogas;
- Distúrbios do sono;
- Câncer de próstata e seus tratamentos;
- Cirurgias;
- Dentre outras.
Por vezes, fatores psicológicos podem desencadear ou interferir na disfunção erétil, como:
- Depressão;
- Ansiedade;
- Estresse;
- Problemas de relacionamento;
- Entre outros.
É importante uma investigação adequada para que a causa do problema seja descoberta, e o tratamento adequado seja indicado.