A postectomia, muito conhecida pelos nomes de “cirurgia de fimose” e circuncisão, é feita quando a glande do pênis não fica exposta ao se puxar a pele sobre ela. Tire agora suas dúvidas sobre postectomia!
Quando a cirurgia de fimose é indicada?
Muitos pacientes podem não ter uma exposição total da glande e mesmo assim não sentir dor durante o dia a dia ou até mesmo nas relações sexuais.
A cirurgia de postectomia é indicada para meninos de 2 anos e meio ou a partir do momento em que a criança deixa de usar fraldas, naturalmente se o problema for detectado. Em casos de dor, inflamação ou infecções urinárias, a postectomia deverá ser feita imediatamente em recém nascidos.
Quando a cirurgia é feita na criança, sua recuperação é muito mais simples. Normalmente, o paciente vai para casa no mesmo dia e pode voltar às suas atividades diárias. Mesmo sendo crianças, deve-se tentar atividades menos agitadas por pelo menos 20 dias.
Já em homens adultos, a recuperação pode ser um pouco mais dolorosa. Por conta das ereções, o paciente poderá sentir dores nos pontos e deverá evitar relações sexuais por pelo menos um mês após a cirurgia.
Como a postectomia é realizada?
O paciente receberá uma anestesia local no pênis e o médico urologista irá fazer a remoção do prepúcio.
É um procedimento simples e possui uma duração entre 45 minutos até 2 horas. Os resultados estéticos são preservados pelo médico urologista, garantindo a saúde e bem estar do paciente.
A postectomia é um procedimento religioso?
A circuncisão é considerada um procedimento religioso por judeus e muçulmanos.
Porém, as indicações médicas sempre estão associadas a dificuldade de exposição da cabeça do pênis por conta do prepúcio. Essa impossibilidade pode causar dores extremas ao paciente na infância e problemas de sangramento no pênis nas relações sexuais.
Quando a postectomia não é indicada?
A cirurgia de postectomia não é indicada para melhorias estéticas do pênis. A remoção da fimose deve ser feita após muitos estudos médicos e depois da comprovação de que o paciente está com a saúde prejudicada, sentindo dores ou com maior risco para infecções urinárias.
O que muda após a postectomia?
Muitos urologistas ainda discorrem sobre os benefícios da postectomia tanto na saúde da criança e adolescente, quanto na vida sexual do adulto que operou a fimose.
Uma das dúvidas sobre postectomia mais comuns é se o desempenho sexual é melhorado após a cirurgia. Muitos homens sentem desconforto durante a relação sexual por causa do excesso de pele que cobre o pênis. Após a postectomia, muitos homens sentem uma maior sensibilidade na glande do pênis, dando uma sensação mais agradável.
A cirurgia de fimose evita DSTs?
A contração de doenças sexualmente transmissíveis muitas vezes acontece pois a mucosa do pênis, parte interna do prepúcio, consegue “alojar” as doenças. Fazendo a postectomia, o homem fica menos propenso a este tipo de doença, pois a camada de pele interna é bem menor do que em homens não circuncidados.
É importante lembrar que a postectomia não impede o homem de contrair DSTs, ou seja, o uso de camisinhas e outros métodos continuam sendo importantes para evitar doenças sexuais.
A cirurgia da fimose é questão de higiene?
Muitos homens sentem dificuldade de fazer todo o processo de higienização do pênis quando o “capuz” que o recobre não é removido.
Para homens não circuncidados, é necessário puxar toda a pele do pênis para baixo para higienizar a área durante o banho. É preciso ficar atento ao utilizar o banheiro, evitando que gotículas de urina não fiquem alojadas no prepúcio.
Após a postectomia, o paciente poderá limpar a área normalmente com água e sabão, sem a necessidade de puxar a pele. Isso facilita a limpeza e reduz o nível de doenças urológicas!
Precisando fazer uma postectomia?
A Uromedical é uma clínica de urologistas especializados no diagnóstico e tratamento de diversos problemas masculinos, como por exemplo a remoção de fimose!
Agende uma consulta na Clínica Uromedical e tenha hoje mesmo a saúde urológica que você merece!