A Postectomia é o procedimento conhecido como circuncisão, que corrige casos de fimose patológica.
É uma cirurgia muito comum e apesar de ser considerada simples, é necessário um acompanhamento médico direto e atenção após a cirurgia.
A Postectomia é o procedimento conhecido como circuncisão, que corrige casos de fimose patológica.
É uma cirurgia muito comum e apesar de ser considerada simples, é necessário um acompanhamento médico direto e atenção após a cirurgia.
A Postectomia é realizada com anestesia geral ou local, dependendo da preferência do médico. Quando a cirurgia é feita em crianças recém-nascidas, aparelhos que amputam o prepúcio são utilizados, facilitando também a recuperação.
Já em adolescentes e adultos, e feito um corte com aparelhos cirúrgicos comuns. O médico faz uma fenda dorsal e corta toda a pele ao redor do pênis. É retirado o anel fimótico e a pele externa, possibilitando que a glande fique exposta.
A Postectomia é indicada para homens em geral que tenham fimose patológica, causada pelo crescimento excessivo da pele que cobre a ponta do pênis. Como citamos anteriormente, ela já pode ser feita no nascimento, o que resulta em uma recuperação mais rápida. Contudo, há pais que deixam para realizar a cirurgia entre os 7 e 10 anos de idade, que é uma faixa muito indicada.
O paciente também pode tratar a fimose com medicamentos e evitar a cirurgia. Contudo, caso o problema cause infecções muito recorrentes ou não seja controlado por remédios, é necessário optar pelo procedimento cirúrgico.
Adultos também podem se submeter a Postectomia, mas é preciso um acompanhamento maior. Nessa fase, o incômodo pós-cirúrgico pode ser um pouco maior também.
A necessidade da Postectomia é analisada por um pediatra ou de um urologista.
É feito um exame clínico, analisando-se o volume de pele externa que há no pênis do paciente. Confirmando o excesso de pele na região, o médico pode iniciar o tratamento.
Apesar de ser uma cirurgia segura e tranquila, a Postectomia exige alguns cuidados pós-operatórios importantes. Nos dois primeiros dias haverá um pequeno desconforto no pênis, deixando-o bastante sensível ao toque. Também há um inchaço natural da cirurgia, que é muito contido com o curativo.
A primeira troca de curativo, que deve acontecer entre 2 e 4 dias, deve ser feita com calma. A gaze precisa ser retirada, preferencialmente, molhada. Isso evita que ela grude no local do corte e cause ainda mais desconforto.
Após a retirada de todo o curativo, a higienização deve ser feita em uma banheira ou bacia com água morna e um pouco de sal. Lave com calma o pênis e deixe-o de molho de 1 a 3 minutos. Seque-o bem e aplique a pomada indicada pelo médico.
Nesse período, é indicado evitar cuecas samba-canção ou “boxer”. Prefira as peças mais justas e que deixem o pênis mais firme. As ereções noturnas podem causar um pouco de desconforto nas duas primeiras semanas. Elas puxam a pele e resultam em pequenas dores.
Os pontos são retirados de 1 a 3 semanas e as relações sexuais apenas após o primeiro mês da Postectomia.
Quer saber mais detalhes? Preencha o formulário abaixo e agende sua consulta hoje.