O que é a Prótese Peniana?

A partir dos 50 anos é comum que a ereção masculina aconteça com maior dificuldade. O homem pode também perder essa capacidade completamente. 

A prótese peniana é o tratamento mais comum para quem sofre com disfunção erétil e quer corrigir o problema. É geralmente indicada após o primeiro tipo de tratamento, que é feito com dosagens de medicamentos, para remediar o quadro. Caso os resultados não sejam satisfatórios, pode-se recorrer a este tratamento. 

Como é realizado o exame para o implante?

A avaliação para o implante peniano é feita à princípio no próprio consultório do urologista. Identificando a necessidade da prótese, o médico orientará o paciente para os exames laboratoriais comuns da cirurgia e outros que achar necessário.

Além do físico do paciente, o psicológico também é analisado.

Pacientes que sofrem com ansiedade ou que estejam mais deprimidos, precisam passar por um psicólogo antes.

Tipos de prótese peniana

Existem basicamente 4 tipos de próteses penianas. São elas: 

  • Prótese Maleável: é um dos tipos mais antigos, já utilizados por médicos há mais de 20 anos. É uma prótese semi-rígida, que deixará o pênis semi-ereto. O paciente precisa apenas colocar a prótese na posição desejada no momento de suas relações sexuais;

 

  • Prótese Articulável: é indicada para homens que desejam uma ereção mais rígida do pênis e não querem optar pela prótese inflável. O paciente tem a possibilidade de colocar a prótese na posição que deseja, mantendo sua ereção por toda a relação sexual;

 

  • Prótese Inflável de dois volumes: essa prótese é implantada com uma bomba escrotal, que permite ao paciente bombear os dois cilindros colocados no pênis. O esvaziamento dos cilindros é feito flexionando-os por aproximadamente 15 segundos. O resultado é bastante natural;

 

  • Prótese Inflável de três volumes: deixa o pênis um pouco mais rígido que a prótese de dois volumes e também com maior tamanho na circunferência. O esvaziamento é bastante rápido, precisando apenas que o paciente aperte a bomba escrotal por alguns segundos.

 

A escolha por uma das quatro próteses penianas acima é feita levando-se em consideração a necessidade do paciente, o seu desejo e as condições médicas do seu corpo, apresentadas após a avaliação.

Como é o tratamento?

O tratamento é todo feito em hospital e, mesmo não sendo considerada uma cirurgia de alto risco, precisa de alguns cuidados antes e depois.

O implante precisa de um procedimento que destrói os tecidos cavernosos do pênis, o que faz com que a cirurgia seja irreversível.

É muito importante esclarecer todas as dúvidas sobre o implante com o médico Urologista antes de passar pelo processo.

Pós-operatório

Atividades sexuais devem ser suspensas por 6 semanas e o recomendado é fazer uma última avaliação com seu médico.

É importante manter repouso por duas semanas após o procedimento e não levantar peso ou fazer esforço físico.

A partir da terceira semana é indicado inflar a prótese (caso esse seja o tipo escolhido) três vezes por dia.

Agende sua cirurgia de Prótese Peniana aqui!

Quer saber mais detalhes? Preencha o formulário abaixo e agende sua consulta hoje.

    Digite o código no campo abaixo: captcha