O que é a Cirurgia de Pedra nos Rins?

O Cálculo Renal ou Pedra nos Rins é um problema de saúde bastante comum. Deve ser sempre acompanhado e se não for tratado, pode resultar em muitas dores e outras complicações.

Ele acontece quando cristais de cálcio, ácido úrico e oxalato se formam em grande volume e prejudicam o sistema urinário.

Quando os pacientes apresentam grandes dores, que não podem ser mais sanadas através de medicamentos, e as pedras obstruem a uretra ou ureter, a cirurgia de Pedra nos Rins é muitas vezes o tratamento mais indicado. É também indicada para casos onde as pedras têm tamanho maior que 6 mm.

A cirurgia de Pedra nos Rins é apenas uma parte do tratamento para quem tem Cálculo Renal. É importante lembrar, que é necessário pensar na prevenção e acompanhamento. Pessoas que possuem a pré disposição genética para o cálculo renal, devem se atentar a uma alimentação adequada e ao consumo diário de água, entre 2 a 3 litros. 

cirurgia nos rins

Tipos de cirurgia para Cálculo Renal

Há basicamente três tipos de cirurgias. A escolha da mais adequada dependerá de cada caso específico. São elas:

  • Cirurgia a laser: indicada para pedras com até 15 mm de tamanho. No processo é inserido um tubo especial pela uretra até o rim ou através de incisões na lombar até o rim. O laser quebra as pedras em pequenos pedaços, de forma que elas possam ser eliminadas pela urina normalmente e sem gerar grandes desconfortos para o paciente;
  • Cirurgia com ondas de choque: é a mais utilizada e indicada para pedra nos rins com tamanho até 15 mm. Um aparelho próprio reproduz ondas de choque sobre a região do rim, de forma que as pedras se quebram e são eliminadas pela urina, assim como na cirurgia a laser;
  • Cirurgia aberta: é o tipo mais delicado e que exige uma maior recuperação. Essa cirurgia geralmente é indicada para pacientes com pedras coraliformes, que são aquelas que se ramificam ao redor do rim.

Como identificar a necessidade da cirurgia?

O cálculo renal pode ser identificado através de exames de sangue, de urina, Raio-X, ultrassom dos rins ou tomografia computadorizada.

Sendo diagnosticado, o médico pode iniciar o tratamento com medicamentos e, posteriormente, seguir com o procedimento cirúrgico.

Pós-operatório

  • O paciente deve ficar internado por pelo menos 24 horas, dependendo do tipo de cirurgia, para observação;
  • É comum que haja dor na região lombar, mas elas são tratadas com analgésicos. Evite apenas usar medicamentos que o seu médico não tenha receitado;
  • A ingestão de líquidos e o consumo de alimentos leves deve ser seguido à risca, de acordo com orientações médicas;
  • O tempo de repouso varia entre 1 e 3 dias, dependendo do tipo de cirurgia de Pedra nos Rins feita.

Principais complicações

As complicações podem surgir, principalmente se o paciente não seguir com o pós-operatório. Entre as ocorrências mais comuns, podemos destacar:

  • Ardência e um pouco de desconforto na hora de urinar;
  • Urina na cor mais avermelhada devido a presença de sangue;
  • Dor lombar ou cólicas renais. Esse sintoma pode ocorrer até as pedras serem completamente eliminadas;
  • Febre, devido as bactérias do cálculo renal.

No caso de febres e dores intensas com muita frequência, o paciente deve procurar o seu médico com urgência!

Agende sua Cirurgia de Pedra nos Rins aqui!

Quer saber mais detalhes? Preencha o formulário abaixo e agende sua consulta hoje.

    Digite o código no campo abaixo: captcha