A disfunção erétil é um problema que afeta muitos homens, e é classificada pela incapacidade permanente de obter ou manter uma ereção para ter uma relação sexual satisfatória.
Em consequência, muitos sofrem com problemas de autoestima e têm dificuldade em socialização. Para os que possuem parceira, o problema pode afetar o relacionamento. Por isso, é importante que os homens busquem ajuda médica para que sua qualidade de vida possa ser recuperada.
Buscar ajuda médica em casos de disfunção erétil é fundamental
É comum que o homem tenha episódios de falhas em momentos de intimidade. Mas quando a frequência é alta, isso é um sinal de alerta e é necessário buscar ajuda médica.
Além de buscar melhoria nas relações sexuais, a consulta com um urologista é importante, para descartar outros problemas de saúde. Com o diagnóstico certo, o médico será capaz de indicar o tratamento mais adequado.
Tratamentos para disfunção erétil
Com a identificação do problema e o controle dos fatores de risco, geralmente o tratamento para a disfunção erétil começa com medicamentos inibidores da fosfodiesterase tipo 5.
Quando o tratamento via oral não é o suficiente, o urologista também pode indicar outros tipos de intervenção. É o caso da injeção intravenosa, que age 15 minutos após a aplicação, sem a necessidade de estímulo para obtenção da ereção. O tempo de ação varia de acordo com a quantidade aplicada.
Para os que têm pavor de agulha, a prótese peniana pode ser uma alternativa. A do tipo maleável é colocada por meio de intervenção cirúrgica. O médico introduz uma haste metálica envolvida em silicone no pênis – que permite o homem manter o membro rijo o suficiente para a penetração.
Já na do tipo inflável, o homem pode fazer com que o membro fique flácido após o ato sexual. Este procedimento insere cilindros infláveis no pênis, que são conectados a uma bombinha com líquido – que é acionado pelo homem quando ele deseja uma ereção.
Em casos psicológicos, também é possível retomar a qualidade sexual com terapias. Com um profissional especializado em sexologia, o paciente poderá ter seu bloqueio removido.
Já para os pacientes que têm como causa da disfunção erétil problemas nas artérias que irrigam o pênis, o procedimento de revascularização é o tratamento mais indicado.
Para pacientes que tiveram câncer de próstata, outro tratamento possível é a bomba de vácuo – pois atua como um reabilitador peniano. A bomba é um cilindro no qual o pênis é inserido. O vácuo vai favorecer o fluxo de sangue, auxiliando com a ereção.
Com tantos tratamentos direcionados para cada tipo de problema, é fundamental que haja a avaliação médica correta. Agende uma consulta e comente todos os sintomas. A Uromedical está a sua disposição para lhe atender da melhor forma possível.