A curvatura peniana pode ter várias classificações e níveis, até chegar ao nível mais complexo chamado de Doença de Peyronie. Nesses casos, o problema pode significar dificuldades em manter relações sexuais, o que em outras palavras significa buscar um urologista para encontrar o melhor tratamento para o seu caso.
Felizmente existe tratamento também para estes casos mais complexos.
Quando a cirurgia para curvatura peniana é uma opção?
Nos casos onde a curvatura é muito grande e prejudica a qualidade de vida do homem, o melhor tratamento é cirúrgico. No entanto,uma série de etapas devem ser primeiramente concluídas.
Primeiramente, todo um planejamento deve ser realizado pelo urologista, que engloba os aspectos biológicos, estéticos e psicológicos do homem. Afinal, o resultado vai refletir diretamente na autoestima e no dia a dia do paciente.
O urologista também solicita exames laboratoriais para entender o estado de saúde do homem, para assim marcar a data do procedimento.
Como funciona a cirurgia?
A cirurgia funciona como uma reconstrução peniana, aumentando o lado mais curto do pênis sem o uso de tecido adicional. Há casos em que o paciente consegue ganhar alguns centímetros de comprimento no pênis. O endireitamento já faz com que o membro fique maior.
A cirurgia para desentortar o pênis pode durar cerca de 3 horas. Ela é feita com anestesia local e sedação, o que permite que o paciente seja liberado para repouso em casa logo após a cirurgia.
O pós-operatório é tranquilo, mas é fundamental que o paciente siga as orientações médicas para evitar complicações. As recomendações são passadas pelo médico logo após a cirurgia, no momento em que ele avalia o resultado do procedimento.
O pênis fica enfaixado durante os primeiros cinco dias, cujo curativo deve ser trocado diariamente. Por ser um curativo simples, não é necessário a ida ao consultório, o paciente pode fazer a troca sozinho.
Os pontos da cirurgia são absorvíveis, evitando qualquer desconforto futuro. Eles costumam cair após dois meses da cirurgia.
O paciente também vai aprender os movimentos da fisioterapia, que servem para uma melhor cicatrização. São exercícios simples que auxiliam a manter o tamanho e o calibre peniano. Há também o uso de medicamentos para inibir a ereção, evitando hematomas e o comprometimento da cirurgia.
Após 10 dias, o paciente está liberado para suas atividades diárias, mas sem realizar esforço físico, o que só pode ser feito após 30 dias. O paciente está apto a retomar sua vida sexual somente após 60 dias.
Na Uromedical, você encontra profissionais especializados no tratamento de curvatura peniana. Nossa clínica oferece os melhores tratamentos para cada caso, tudo com um atendimento humanizado e equipamentos de última geração. Agende agora seu horário!