A ejaculação precoce ainda é um tabu. Muitos homens sofrem com o problema e têm receio de buscar ajuda médica. Estima-se que 30% dos homens sofram com essa disfunção ao longo da vida.
Felizmente, a ejaculação precoce tem cura, mas precisa ser diagnosticada o mais breve possível. O assunto é desconfortável para muitos pacientes, mas não pode ser ignorado.
Entendendo a ejaculação precoce
A ejaculação precoce acontece quando o homem atinge o orgasmo rapidamente. Essa é a definição conceitual da doença.
O tempo médio para a ejaculação masculina, a partir da penetração, é de 3 a 5 minutos. Alguns utilizam técnicas de retardo – que de fato funcionam – e podem chegar a 10 minutos ou mais. Portanto, para considerar a ejaculação precoce, é importante levar em conta o tempo natural do processo e não aquele provocado.
Caso o paciente passe a ejacular em menos de 3 minutos e de forma frequente, o risco de problemas é alto. Existem casos onde o homem chega a esse ápice antes mesmo da penetração e, em alguns casos, sem estimulação.
Se o desconforto de ejacular precocemente aconteceu apenas uma vez, o paciente não precisa se preocupar, mas deve ficar atento nas próximas relações.
Principais sintomas da ejaculação precoce
Os sintomas, que listamos a seguir, são relativamente comuns na maioria dos pacientes:
- Dificuldade para controlar a ereção, durante a relação, por menos de 1 minuto;
- Incapacidade de manter uma relação sexual sem interrupções;
- Agitação e ansiedade incomum durante a relação;
- Dificuldade em manter algumas posições sexuais sem ejacular.
O tema é controverso e complexo, quando se fala sobre sobre as causas da ejaculação precoce. É comum associá-la a problemas psicológicos, que são de fato as maiores causas, mas ela também pode indicar outras doenças. Por essa razão, diagnosticar e tratá-la o mais breve possível é sempre o mais indicado.
Como diagnosticar a ejaculação precoce
O primeiro passo é observar o tempo transcorrido entre o início da relação sexual e a ejaculação. Se dura cerca de 2 minutos, há indícios que há um problema.
É importante observar que existem pessoas vivenciando os sintomas acima mencionados por toda sua vida, interferindo realmente em sua vida sexual. Mas há pessoas que percebem tal ocorrência somente mais recentemente, mas que por motivos ainda desconhecidos, os sintomas se manifestam. Podem ser situações completamente diferentes.
Tratamento mais indicado
É aconselhado primeiramente a busca por um urologista, para identificar corretamente o problema e identificar a real situação do paciente. A ejaculação precoce geralmente não acontece apenas por um único motivo, mas por um conjunto de fatores. É, portanto, imprescindível ajuda de profissionais e jamais realize a automedicação.
A Uromedical possui especialistas que podem lhe ajudar! Entre em contato e marque a sua consulta!