Benefícios do uso da Cirurgia Robótica
As vantagens da cirurgia robótica podem ser teoricamente resumidas como a soma dos benefícios da cirurgia laparoscópica com o das técnicas abertas, adicionando-se ainda o benefício adicional de uma imagem ampliada tridimensionalmente.
Quando comparamos a cirurgia robótica com a cirurgia laparoscópica tradicional, a robótica oferece precisão e destrezas aprimoradas. Da mesma forma que um cirurgião precisa de experiência para executar uma cirurgia convencional, o mesmo acontece com a cirurgia robótica, que é um procedimento diferente e único. Ou seja, é necessário tratar com urologistas devidamente treinados para tal operação.
Ainda nesta comparação, as incisões robóticas são menores, há portanto menor perda de sangue, menor probabilidade de infecções, menor tempo de internação e certamente retorno mais rápido as atividades cotidianas. Todas estas razões já seriam suficientes para se optar por este tipo de cirurgia, quando possível.
São benefícios de curto prazo, limitados ao período pós-operatório, mas benefícios importantes. Contudo, a cirurgia robótica pode evitar, por sua precisão, que efeitos colaterais como a impotência sexual ou incontinência urinária aconteçam, no caso de cirurgia da próstata.
A cirurgia robótica comparada à prostatectomia laparoscópica, no que tange a perda sanguínea e hospitalização, possuem vantagens semelhantes.
Desvantagens do uso da Cirurgia Robótica
A cirurgia robótica urológica compartilha os mesmos riscos da cirurgia aberta e laparoscópica, com os mesmos problemas potenciais de infecção, anestesia ou relacionados a qualquer tipo de cirurgia.
No entanto, há um risco adicional exclusivo do sistema com robô, o risco adicional de falha mecânica. Se há possibilidade de risco humano em cirurgia aberta através da mão do cirurgião, este é substituído pelo risco humano na operação do robô.
Porém a falha em componentes do sistema robótico, com mau funcionamento de câmera, lentes, instrumentos e fonte de energia são problemas adicionais não existentes em cirurgias convencionais.
Prevenindo complicações com o sistema robótico
Muito importante para o sucesso deste tipo de cirurgias é o treinamento adequado dos cirurgiões urológicos, que precisam de treinamento constante. Trata-se de uma forma diferente de realizar as cirurgias usuais e experiência prática é muito necessária. Portanto, certifique-se de tratar com médicos devidamente treinados e capacitados para este novo tipo de cirurgia.
É importante que o paciente converse abertamente com seu urologista sobre o seu caso em particular e se a cirurgia robótica se adequa a situação em questão. Trata-se de uma inovação com vantagens claras, mas o sistema não é milagroso.
Expectativas irrealistas precisam ser entendidas antes da cirurgia, pois ainda trata-se de uma cirurgia, onde o resultado é sempre uma incógnita, mesmo que se cercando das melhores condições para sua realização.
Conclusão sobre a Cirurgia Robótica
A tecnologia robótica para uso urológico está em rápido crescimento em todo o mundo. Apresenta claras vantagens no curto prazo e pode apresentar algumas vantagens no longo prazo, quando comparadas à cirurgia aberta. Depende de cada caso e habilidade dos respectivos cirurgiões.
A cirurgia não é feita por um robô, é totalmente dependente da habilidade do urologista cirurgião, que tem uma ferramenta adicional para ajudar em seu trabalho.
A cirurgia robótica é geralmente segura com baixas taxas de complicação geral. Com a introdução do sistema robótico, um novo componente passível de problema é inserido. No entanto, se um problema acontece com o sistema robótico, o médico pode imediatamente partir para a cirurgia convencional.