A incontinência urinária afeta homens e mulheres e gera um desconforto físico e emocional. O problema afeta duas vezes mais as mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, são cerca de 10 milhões de brasileiros de todas as idades com o problema.
São diversas as causas da incontinência urinária – desde bebidas, alimentos a condições médicas. Conheça melhor o tema além de dicas de prevenção.
Quais são as causas da incontinência urinária?
Existem diversos fatores que podem causar a incontinência urinária, inclusive o que nós ingerimos no dia a dia. Pessoas que bebem álcool, cafeína, refrigerantes e adoçantes artificiais em excesso, por exemplo, podem aumentar o risco da doença.
Além disso, o consumo de alimentos ricos em especiarias e açúcar, ou alimentos muito cítricos e ácidos também contribuem para as chances de desenvolvimento da incontinência urinária.
Algumas condições médicas facilmente tratáveis também podem ser causa da incontinência urinária – como infecção no trato urinário, prisão de ventre e estresse emocional. Condições como gravidez, envelhecimento, menopausa e câncer de próstata também podem originar o problema.
Mas há alguns aspectos que aumentam as probabilidades de se desenvolver o problema, como a idade, bem como o sexo (mulheres têm mais chances de desenvolver incontinência urinária), obesidade, doenças como diabetes e problemas neurológicos.
Quais são os efeitos da incontinência urinária na vida do paciente?
Quando uma pessoa sofre de incontinência urinária, os efeitos em sua autoestima e socialização são imediatos. Isso por conta do constrangimento do mal cheiro e a falta de controle na micção.
Com isso, muitos pacientes acabam evitando o contato com outras pessoas, o que afeta diretamente a sua auto estima e disposição. O tratamento imediato se torna fundamental para retomar a sua qualidade de vida.
Como prevenir a incontinência urinária?
Existem algumas medidas que podem ser observadas no seu dia a dia, que ajudam a prevenir o problema. Uma delas é manter hábitos saudáveis, como evitar o consumo excessivo de álcool e bebidas com cafeína, largar o fumo, fazer atividades físicas e controlar o diabetes.
Além disso, garantir que sua saúde urológica está em dia também é uma forma de prevenir a incontinência urinária. Para isso, é importante ir periodicamente a consultas com um urologista, que irá acompanhar sua saúde e indicar o tratamento mais adequado em caso de surgimento de problemas.
Se você sente com frequência uma vontade incontrolável de urinar, percebe vazamento de uma pequena ou moderada quantidade de urina, tem a sensação de que a bexiga não está vazia mesmo após urinar, percebe que o jato urinário está fraco ou tem uma liberação involuntária de urina ao tossir, espirrar ou rir, agende um horário com um urologista – pois isso pode ser um sinal de alerta.
Aqui na Uromedical, você faz o tratamento para incontinência urinária com os melhores urologistas da região. Em um consultório seguro e atendimento humanizado, nosso corpo clínico oferece exames, consultas e até mesmo cirurgias – tudo a favor da sua saúde. Marque sua consulta online!