O câncer de próstata ainda é o tipo de câncer que mais mata homens a partir dos 50 anos. A doença se mantém no topo dessa lista por diversas razões, dentre elas a falta de prevenção por parte dos pacientes.
O diagnóstico precoce do câncer de próstata, elimina quase que completamente casos futuros da doença. A cura existe, mas o mais importante é saber preveni-la.
Fatores que contribuem para a cura do câncer de próstata
A cura do câncer de próstata está diretamente ligada ao tipo de tratamento, porém existem outros fatores que contribuem para a recuperação do paciente:
- Estágio da doença. Pacientes que iniciam o tratamento do câncer de próstata ainda em sua fase inicial têm mais chances de se recuperar, quando comparados àqueles em fase de metástase;
- Idade. A idade e a expectativa de vida são fatores que contribuem, de certa forma, para o agravamento do câncer de próstata. Homens com idade acima dos 70 anos tem um organismos com menor índice de recuperação, dificultando a regeneração das células após a cirurgia;
- Saúde do paciente. Se o paciente tiver outros problemas de saúde atrelados, como diabetes ou problemas no coração, a cura do câncer de próstata certamente será dificultada.
Fases do câncer de próstata
Existem 4 fases do câncer de próstata que precisam ser consideradas:
- Fase pré-clínica: quando os exames de sangue do paciente apresentam alguma alteração, dando evidência do surgimento da doença. Nessa fase ainda não há um tumor formado e a cura é bem mais fácil;
- Fase da doença localizada: aqui o paciente já pode ter desenvolvido um pequeno nódulo. Contudo, ele se localiza na glândula e não compromete nenhum órgão ao seu redor;
- Fase avançada: agora o tumor já cresceu o suficiente para romper toda a cápsula da próstata e está se espalhando nos tecidos adjacentes;
- Fase de metástase: é a mais complexa de tratar e com menor índice de cura. O câncer de próstata aqui já está disseminado e mesmo órgãos mais distantes, como fígado e pulmão, já podem estar doentes.
Tratamento mais indicado
O tratamento mais indicado para o câncer de próstata ainda é a cirurgia. As chances para a cura da doença, assim como citamos antes, estão ligadas à fase que se encontra.
A cirurgia da próstata pode retirar todo o órgão ou apenas o tumor, dependendo de seu estágio. O urologista pode utilizar a cirurgia robótica, laparoscópica ou convencional. Das três opções, a cirurgia robótica é a menos invasiva.
É importante realizar o exame periódico anualmente para prevenir o câncer de próstata. Venha conhecer nossa equipe. Marque a sua consulta.