A cirurgia robótica no tratamento do câncer de próstata é possivelmente a melhor forma e o procedimento mais indicado para quem tem este tipo de problema. Em primeiro lugar é um procedimento muito seguro e preciso, fazendo com que, entre muitos outros benefícios, seja possível preservar de forma mais satisfatória as estruturas do paciente, como nervos e vasos sanguíneos.
Este tipo de tratamento de câncer de próstata é também capaz de reduzir a probabilidade do paciente de sofrer com sequelas pós-operatórias, como incontinência urinária e impotência sexual.
A impotência sexual é uma das maiores preocupações dos homens que precisam fazer a prostatectomia radical. Na cirurgia de câncer de próstata aberta tradicional, o risco de impotência sexual sobe para 90% enquanto a cirurgia robótica para câncer de próstata diminui essa probabilidade para 10%.
Isso acontece pois o robô realiza movimentos suaves e precisos com pinças articuladas e uma microcâmera capaz de fornecer imagens tridimensionais da região operada. A cirurgia robótica é menos agressiva, os cortes para a cirurgia são de no máximo 8 milímetros e o sangramento durante a cirurgia também é bem menor, reduzindo riscos de infecção e facilitando a recuperação do paciente.
Dessa forma, podemos citar que os benefícios da cirurgia robótica no tratamento do câncer de próstata são:
- Tempo de internação menor;
- Recuperação mais rápida;
- Vasos e tecidos preservados;
- Menor sangramento durante a cirurgia;
- Maior precisão em cada movimento cirúrgico;
- Possibilidade de enxergar amplamente a área a ser operada;
- Menor risco de erros médicos durante a cirurgia;
- Menor risco de impotência sexual.
Como é feita a cirurgia robótica para tratamento de câncer de próstata?
Após o diagnóstico, o paciente deverá comparecer ao hospital onde a cirurgia robótica acontecerá, com algumas horas de antecedência.
O paciente será orientado a permanecer em jejum por pelo menos 8 horas antes da cirurgia robótica.
Momentos antes da cirurgia, será aplicada a sedação com anestesia geral que poderá ser combinada com a raquianestesia, para diminuir a chance de dor no pós-operatório.
A cirurgia robótica para tratamento de câncer de próstata dura em média entre 2 a 3 horas e meia. Em seguida, o paciente será levado para observação e permanecerá por por mais ou menos 3 horas.
Além da anestesia geral, as pequenas incisões feitas durante o procedimento também levarão uma dose extra de anestesia para evitar dor pós-operatória.
Após ser liberado para o quarto, o paciente poderá receber alimentação leve e fazer alguns movimentos fora da cama. Forçar o paciente a caminhar após a cirurgia é ideal para diminuir o tempo de internação e melhorar a recuperação do mesmo.
O tempo de internação após a cirurgia de câncer de próstata varia entre 2 a 3 dias.
Onde começar o tratamento do câncer de próstata?
Para obter o diagnóstico de câncer de próstata, o homem deverá agendar uma consulta com um urologista, que o encaminhará para realizar diversos exames.
Após a confirmação do câncer na próstata, o paciente será orientado a fazer mais exames pré-operatórios.
A escolha de um excelente urologista especializado em câncer de próstata é essencial para resultar em uma cirurgia com sucesso. Além disso, o urologista irá orientar o paciente sobre todo o procedimento, pré e pós operatório e possíveis sequelas.
Buscar um atendimento humanizado é extremamente importante, uma vez que a cirurgia para tratamento do câncer de próstata é delicada e requer sensibilidade tanto do médico quanto da família do paciente, que devem ajudá-lo nesse momento.