O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte oncológica em homens brasileiros. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), serão mais de 68.000 novos casos este ano no Brasil, enquanto nos Estados Unidos, segundo a Sociedade Americana do Câncer, a estimativa é de 174.650 novos casos e 31.620 óbitos em 2019.
Isto significa que a cada 7 minutos um homem é diagnosticado com câncer de próstata e a cada 40 minutos uma morte pela doença é registrada.
A doença avança rapidamente e quando os sintomas começam a aparecer, 95% dos casos já estão em fase avançada. Por isto é importante sempre dizer, que quando diagnosticada precocemente, as chances de cura são de mais de 90%, é fundamental que o homem faça consultas periódicas ao urologista a partir dos 40 anos.
Durante a consulta, é possível que o médico faça o exame de toque retal, que ainda é considerado um tabu para muitos homens, que acabam fugindo da consulta. Porém, esse exame é fundamental para o diagnóstico ou exclusão do câncer de próstata.
Como é feito o exame de toque
O exame da próstata ou toque retal é um exame onde o urologista irá verificar a anatomia da próstata: tamanho, limites, sulcos, consistência, temperatura, dor e se existe ou não a presença de nódulo, que pode ser uma forte suspeita de câncer da próstata.
Neste exame também é possível avaliar se há hiperplasia prostática benigna, hemorróidas, fissuras ou cânceres na porção terminal do reto e ânus. O exame é bem rápido, leva menos de um minuto.
Para o exame, o paciente pode ficar deitado de lado, de barriga para cima, em pé ou um pouco inclinado sob uma superfície – depende da preferência do urologista. O médico vai inserir um dedo no ânus, sempre utilizando luvas e lubrificante, para analisar a região por cerca de 10 segundos. Durante a avaliação, pode ser solicitado ao paciente fazer força, semelhante a utilizada ao evacuar, para relaxar a musculatura e permitir uma análise mais eficiente.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é de que homens com mais de 50 anos façam a avaliação. Homens negros ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos. Geralmente, ele é solicitado quando há a suspeita de alguma doença ou inflamação. Podemos citar como exemplo casos de sintomas que podem ser causados por inflamação da próstata, como incontinência urinária.
A maioria dos cânceres detectados através de um exame retal são curáveis. No entanto, eles podem ter piores resultados quando o nível de PSA atingir o limiar para biópsia da próstata. O PSA é um exame de sangue, solicitado para uma análise junto ao exame de toque.
A Uromedical possui uma equipe de urologistas altamente qualificados para cuidar da saúde do homem. Oferecemos um atendimento humanizado e individualizado, em consultórios privativos com conforto e segurança. Além de consultas, você também pode realizar exames e cirurgias, de acordo com a necessidade do paciente. Agende a sua consulta agora mesmo!