Menos invasiva e mais precisa, a cirurgia robótica se tornou uma opção ideal para cirurgias da próstata. Com essa tecnologia, é capaz de minimizar riscos durante e pós-cirurgia, oferecendo uma recuperação mais rápida, mais segurança contra infecções indesejadas e efeitos colaterais. A cirurgia robótica já é o procedimento mais indicado para o tratamento de câncer da próstata.
A urologia é uma das áreas que mais se beneficiou com a cirurgia robótica, pois em uma região tão delicada, quanto mais preciso, melhor.
Tipos de cirurgias robóticas urológicas
Com o Robô Da Vinci é possível realizar uma série de cirurgias:
– prostatectomia: retirada da próstata;
– nefrectomia: retirada total ou parcial de um rim;
– pieloplastia: tratamento do estreitamento na junção do rim com o ureter;
– adrenalectomia: retirada de uma ou ambas as glândulas suprarrenais;
– cistectomia: retirada total ou parcial da bexiga.
Benefícios da cirurgia robótica para o câncer de próstata
A cirurgia robótica é conduzida com o auxílio de um robô chamado Da Vinci, que é controlado por um médico. O robô não realiza nada automaticamente, é basicamente uma ferramenta sofisticada utilizada neste tipo de procedimentos. O médico tem sua visão ampliada e em 3D, além da alta definição de imagens, beneficiando as cirurgias mais delicadas.
Ademais, o médico ganha maior liberdade de ação, por meio de pinças articuladas, que simulam seus movimentos com precisão, evitando tremores, por exemplo. Em regiões com diversas terminações nervosas, como a próstata, isso se torna um grande benefício, evitando cortes em pontos desnecessários. Isto pode evitar problemas para o paciente, em termos de ereções futuras ou até mesmo do controle da urina.
Outro ponto importante é que a cirurgia robótica é minimamente invasiva. O corte realizado para o procedimento é mínimo, evitando uma perda maior de sangue e de possíveis infecções. O pós-operatório se torna também mais leve, pois o tempo de cicatrização é menor.
A recuperação de uma cirurgia robótica é muito mais rápida do que uma cirurgia convencional. No caso de cirurgias como a remoção de tumores renais, por exemplo, o tempo de recuperação pode ser diminuído drasticamente.
Um ótimo exemplo para entendermos bem essa diminuição de tempo é a internação. Com uma cirurgia convencional, o paciente precisa ficar no hospital por cerca de 5 dias; no entanto, ao realizar uma cirurgia robótica, esse tempo cai para apenas 2 dias.
A Uromedical é pioneira na realização de cirurgia robótica em Brasília, se tornando a clínica mais capacitada para sua realização. Fazemos parte da primeira equipe de cirurgiões habilitados na região, oferecemos consultas e diversos outros tratamentos, todos feitos com segurança e o compromisso com a sua saúde.
Dentre as nossas especialidades estão a cirurgia robótica, cirurgia nos rins, bexiga, próstata e cálculo renal, saúde sexual do homem e ainda exames como biópsia de próstata,