A Hidrocele testicular é uma doença caracterizada pelo acúmulo de fluidos na membrana que reveste o testículo. Esse líquido vem diretamente do abdómen e vai até o escroto. Conheça agora as causas da hidrocele e quais são os tratamentos indicados!
Quais as causas da Hidrocele?
A hidrocele é uma doença que normalmente ocorre muito cedo na vida dos meninos, uma vez que a formação dos testículos é feita dentro do abdómen ainda no desenvolvimento do feto.
Em alguns casos, o canal que ajuda no deslocamento do testículo do abdómen até o escroto não se fecha completamente, deixando com que o fluido passe por ele.
Nesses casos, a doença é chamada de hidrocele comunicante!
No caso da hidrocele não comunicante, a doença pode ser causada após uma grave lesão ou uma infecção na região dos testículos, o que causa um acúmulo de fluido na região do escroto.
Quais são os sintomas da hidrocele?
A hidrocele é uma doença silenciosa e que, muitas vezes, apenas é percebida pelo homem após muito tempo, o que pode prejudicar no tratamento e recuperação.
Para identificar a hidrocele testicular, é recomendável que o homem faça uma análise dos testículos, massageando-os e notando diferenças de tamanho, quantidade de veias e possível dor.
Normalmente, o primeiro sintoma sentido pelo homem é a sensação de peso do escroto, além de dor.
Como diagnosticar hidrocele?
Para se obter o correto diagnóstico da hidrocele e começar seu tratamento é necessário uma consulta com um urologista.
Na consulta o médico fará perguntas sobre o histórico médico, além dos sintomas sentidos pelo paciente. Em seguida, um exame físico será necessário para que o urologista entenda a gravidade da doença.
Alguns outros exames, como a ultrassonografia, podem ser solicitados para ter um diagnóstico mais claro.
Qual o tratamento para hidrocele?
Ao fazer a consulta com um urologista, o médico avaliará a intensidade da hidrocele e então ele poderá sugerir alguns tratamentos. Os tratamentos para hidrocele mais comuns são:
Observação da hidrocele
Nos casos da hidrocele comunicante, normalmente ela desaparece nos primeiros anos de vida da criança. No caso da hidrocele não comunicante, a doença também poderá desaparecer sozinha.
Aspiração da hidrocele
Em alguns casos, o urologista poderá indicar a aspiração do líquido que está em acúmulo no testículo do paciente.
Esse procedimento consiste na extração com uma agulha e é indicado nos casos em que o paciente sente desconforto ou obstrução.
Cirurgia para hidrocele
A cirurgia para hidrocele é indicada somente quando o problema persiste ou se desenvolve após o primeiro ano de vida. Também é indicado quando acontece um aumento que compromete a irrigação de sangue para o testículo, causando desconforto.
A cirurgia é chamada de hidrocelectomia. O procedimento é feito com uma pequena incisão no escroto, drenando o fluido e removendo o saco da hidrocele.
Após a cirurgia de hidrocelectomia, a doença não se manifesta novamente.
Onde procurar um médico urologista para tratamento de hidrocele testicular?
A Uromedical é um centro de urologia referência no Brasil para diversos tratamentos, incluindo o diagnóstico e tratamento de hidrocele em pacientes de todas as idades!
Nossos urologistas são especializados e formados nos principais centros universitários do Brasil e do mundo, sempre buscando o aprimoramento de técnicas que facilitam o tratamento dos nossos pacientes.
Agende sua consulta com um dos nossos urologistas e garanta o melhor tratamento de hidrocele!