A tecnologia está tomando conta do mundo, e está se tornando cada vez mais presente em diversas áreas, principalmente na medicina. Na urologia, isso não foi diferente, sendo essa uma das especialidades mais modernas nos dias de hoje. Um exemplo desse avanço tecnológico é o surgimento da cirurgia robótica, que aumentou enormemente as possibilidades terapêuticas dos pacientes, o número de cirurgias realizadas, bem como a taxa de sucesso das mesmas.
O que é a cirurgia robótica?
A cirurgia robótica é um tipo de cirurgia realizada com o auxílio de computadores e de robôs automatizados, que realizam as principais funções do procedimento cirúrgico. Ao contrário do que muita gente pensa, o médico participa ativamente da cirurgia, conduzindo e controlando o robô, garantindo que tudo está sendo feito conforme o esperado.
Quais tipos de procedimento podem ser realizados com a cirurgia robótica?
Diversas áreas médicas utilizam a cirurgia robótica para o tratamento de diversas condições. Na urologia, este tipo de procedimento é muito utilizado para o tratamento de câncer de próstata, de rins, obstrução renal, reconstrução dos rins, bexiga ou ureteres, remoção da próstata, dentre outras.
Quais são as vantagens da cirurgia robótica?
O uso de computadores, robôs e o emprego de tecnologias de ponta durante cirurgias melhoram os resultados das cirurgias em relação aos procedimentos tradicionais, tanto durante a cirurgia, quanto na recuperação pós-operatória.
Normalmente, a precisão é maior, o tempo de cirurgia é menor, as suturas menores levando a menos dor, o sangramento reduz significativamente e o tempo de estadia no hospital também, fazendo com que a recuperação do paciente seja muito mais rápida.
Se você ainda possui dúvidas sobre a cirurgia robótica, converse com seu médico, ou fique à vontade para entrar em contato conosco, nó ficaremos felizes em esclarecer as suas dúvidas!