O câncer de próstata é a segunda maior causa de mortes na população masculina brasileira. De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, a maioria dos homens brasileiros não visitam o médico regularmente e isso é um grande problema.
Para que seja possível tratar o câncer de próstata, o diagnóstico precisa ser feito ainda nos estágios iniciais, onde as chances de cura são de 90%. Infelizmente, esse diagnóstico precoce raramente acontece, mesmo com campanhas de esclarecimento e incentivadoras, como o Novembro Azul.
Principais sintomas do câncer de próstata
Nos primeiros estágios da doença, não existem muitos indícios de problema. É portanto, muito importante ficar atento à certos sintomas:
- Dor na ejaculação. Essas dores podem aparecer com intensidade mais leve no início, mas se tornam progressivas até causarem uma dor bastante aguda;
- O sêmen pode apresentar uma cor mais escurecida;
- A urina também escurece e, em algumas situações, há presença de sangue;
- Sensação constante de bexiga cheia, mesmo após ir ao banheiro;
- Vontade frequente de urinar. É comum que o paciente retorne ao banheiro em intervalos curtos;
- Não conseguir segurar a urina;
- Dor ou ardor ao urinar;
- Dificuldade de urinar, pouco volume.
Alguns desses sintomas são bem parecidos com os típicos sintomas da infecção urinária. É comum que haja confusão. Assim, muitos pacientes passam a se automedicar, postergando o diagnóstico correto e consequentemente o tratamento do câncer de próstata. Isso somente agrava a doença e situação do paciente.
Como é feito o diagnóstico do câncer?
Em caso de suspeita de câncer de próstata, o primeiro exame é o de toque retal. Essa análise é importante para o urologista saber a consistência da próstata, o tamanho e se é possível sentir lesões na glândula.
Junto ao exame de toque, é utilizado o PSA (antígeno prostático específico) quando há a suspeita através dos sintomas. Além disso, o médico fará diversas perguntas sobre problemas urinários ou possíveis dores ósseas.
Caso os resultados dos exames sugiram a presença de um câncer de próstata, o urologista solicitará uma biópsia para confirmação e diagnóstico final.
Quando detectado em fase inicial, o câncer pode ser controlado e curado. Já em estágio avançado, as chances de cura são bem menores. É importante ressaltar, que a melhor forma de evitar o problema é através da prevenção, o que inclui o exame de toque retal.
Quer saber mais sobre o tema? A Uromedical tem uma equipe especializada e pode te ajudar! Entre em contato!