Você sabia que grande parte dos brasileiros desconhecem a gravidade da disfunção erétil? Esse é um problema que afeta, na maioria dos casos, homens acima dos 40 anos. Contudo, é possível encontrar sintomas da disfunção erétil bem antes disso.
O que é a disfunção erétil?
A disfunção erétil é um problema mais comum do que se imagina. Trata-se da dificuldade do homem para ter ou manter uma ereção. Há vários fatores que podem levar a esse problema. A idade é o principal deles, mas consideramos também a obesidade, hipertensão, doenças e uso de determinados medicamentos.
Principais sintomas da disfunção erétil
Independente das causas da disfunção erétil, alguns sintomas são comuns em todos os pacientes.
Incapacidade em ter e manter uma ereção
Como já citamos anteriormente, quando falamos em sintomas da disfunção erétil, a incapacidade de ter uma ereção é o mais comum. Se o paciente não conseguiu ereção em uma relação, não necessariamente sofre uma disfunção. O alerta vem se isso se repetir a partir de 4 relações.
Observe o seu desempenho sexual, caso haja dificuldade para obter ou manter uma ereção até o fim da relação, chegou o momento de procurar um urologista.
Demora em conseguir uma ereção
Além do número de ereções, o tempo que o paciente leva para tê-la também precisa ser considerado. Se estiver se alongando, procure um médico.
Redução na ereção e na rigidez
O pênis completamente ereto torna-se bastante rígido e aumenta de espessura. Considerando os sintomas da disfunção erétil, ele vai perdendo essa característica a medida que o problema evolui.
É preciso que o paciente observe se a ereção está normal ou apresenta menor rigidez ou tamanho. Observe se isso está atrapalhando na hora da penetração.
Mais esforço para manter uma ereção
Se manter uma ereção demanda muito esforço para o paciente, estamos diante de mais um sintoma da disfunção erétil. O homem pode até sentir prazer, mas não consegue deixar o pênis completamente ereto.
Orgasmos precoces
Atingir o orgasmo de maneira mais rápida, com ou sem ereção completa do pênis, indica que há algo errado com o paciente. Esse é um dos sintomas de disfunção erétil que passa despercebido, principalmente em pacientes mais jovens.
Ausência de ereções espontâneas
Existem ereções que ocorrem de forma espontânea, como acontece sempre pela manhã. O homem, quando não apresenta a doença, passa 20% do sono com ereções semelhantes às que são tidas através de relações sexuais.
Caso você apresente a maioria dos sintomas de disfunção erétil acima, chegou o momento de buscar a ajuda de um Urologista. Cada um dos sintomas da disfunção erétil citados, podem desencadear outros problemas para sua saúde sexual.
Entre em contato e marque sua consulta!