A cirurgia robótica já é uma realidade no mundo inteiro, melhorando a forma como as operações são feitas, agilizando a recuperação do paciente. É possível hoje em dia optar pelos robôs em diversas cirurgias. Escolhemos as principais, para que conheçam um pouco mais sobre o tema.
Cirurgia robótica para a próstata
A Prostatectomia, como o próprio nome indica, é a cirurgia da próstata, realizada em pacientes com câncer em estágio inicial, metástase ou quando há recorrência da doença. Neste tipo de intervenção cirúrgica, toda a próstata ou todo o tumor são retirados – naturalmente quando isso for necessário – sem elevar os riscos de incontinência urinária ou infertilidade para o paciente.
Nefrectomia
A Nefrectomina é um tipo de cirurgia dos rins indicada para pacientes que apresentam um tumor nessa região do corpo. Dependendo do grau da doença, a intervenção é indicada para a retirada da parte doente do rim (Parcial) ou do órgão completo (Radical). Ela também pode ser feita em caso de transplantes.
A cirurgia robótica para esses pacientes reduz consideravelmente as complicações comuns em cirurgias convencionais. Casos de insuficiência renal, danos nos órgãos internos, hérnias, etc., são quase que exceções em todos os procedimentos.
Cistectomia Radical
A Cistectomia Radical é uma cirurgia na bexiga, feita para quem apresenta tumor maligno no órgão. É um tipo de câncer muito invasivo, onde o paciente precisará ter a bexiga removida por completo.
Os pacientes que passam pela Cistectomia Radical geralmente apresentam complicações como inflamações internas, problemas para urinar, sangramentos nas primeiras semanas, etc. O objetivo de trazer a cirurgia robótica para esse caso é reduzir cada um desses sintomas e proporcionar um pós-operatório mais ameno para o paciente.
Pieloplastia
Algumas pessoas apresentam uma obstrução na saída do rim, que provoca problemas urinários e uma série de outras doenças. A Pieloplastia vem como opção para corrigir esse estreitamento do canal, permitindo que o fluxo de urina se normalize. Este problema é geralmente congênito e pode ser identificado e tratado cedo.
As fístulas urinárias e as infecções são complicações comuns, que podem ser evitadas na Pieloplastia feita com a robótica. Há maior precisão nas incisões, além de melhorar consideravelmente o tempo de recuperação do paciente.
A cirurgia robótica é segura?
Toda cirurgia apresenta riscos, mas se você optar por profissionais especialistas e que já conheçam todo o Sistema Robótico Da Vinci, as chances de erro cirúrgico são quase nulas. Converse muito com seu urologista, tire todas as suas dúvidas sobre o procedimento e sobre o seu caso.
Entre em contato com nosso atendimento e marque a sua consulta!