Ao receber a indicação para fazer uma cirurgia robótica, é comum que as pessoas possuam diversas dúvidas quanto ao procedimento.
Ainda existe muito preconceito e desconhecimento sobre o tema e juntamos uma lista com as principais curiosidades deste tipo de cirurgia!
A cirurgia robótica é segura
Ser operado por um robô não significa que não haverá a participação de um médico em todo o processo cirúrgico. Na verdade o robô é meramente uma ferramenta, que amplia as habilidades do médico cirurgião.
Os profissionais precisam ser treinados para operar tais robôs e passam por diversos treinamentos técnicos e cursos de formação para se manterem atualizados, garantindo a segurança de todos os processos e a saúde do paciente.
Durante a cirurgia robótica, todos os movimentos são realizados pelo cirurgião. Ele opera através de uma console de comando e de um monitor, com imagem amplifica a área operada em alta definição.
Os controles dos braços mecânicos reproduzem com precisão os movimentos do cirurgião. A grande vantagem da cirurgia robótica é que os movimentos realizados são mais delicados e estáveis, eliminando qualquer possibilidade de tremor, algo que aconteceria naturalmente se a cirurgia fosse executada pelo médico.
O robô não toma decisões sozinho
Todos os movimentos do robô são guiados pelo médico, não há nenhuma ação autônoma do robô. É interessante ressaltar que, caso o médico faça alguma ação imprevista, como um movimento brusco por exemplo, o robô irá acionar um dispositivo de segurança.
Essa ação realizada pelo robô trava todo o equipamento, evitando que o paciente sofra qualquer tipo de dano.
A partir do momento em que o médico afasta o rosto do visor acoplado ao console, o robô deixa de funcionar imediatamente.
Uma cirurgia robótica é o que há de mais moderno e seguro dentro da medicina atualmente.
É possível que o robô da cirurgia tenha defeito?
As chances do robô da cirurgia robótica ter algum defeito são mínimas. É um equipamento tecnológico e como tal pode ter também eventualmente problemas de funcionamento. Antes da realização da cirurgia, o médico faz uma vistoria em todos os aparelhos que serão utilizados.
Além disso, durante a cirurgia, os médicos e auxiliares confirmam periodicamente se o robô está funcionando corretamente. Se ainda assim um problema ocorrer, o médico cirurgião pode realizar o procedimento de forma usual.
Pode ser realizada por quase todas as especialidades
Praticamente todas as cirurgias que são feitas por laparoscopia podem ser realizadas com cirurgia robótica. Na urologia pode ser feita nas especialidades:
- Cirurgia da próstata (prostatectomia);
- Cirurgias da bexiga;
- Cirurgia dos rins (nefrectomia);
Além de toda a segurança que a cirurgia robótica oferece aos pacientes, a recuperação é mais rápida do que outros tipos de cirurgia.
O paciente que opta pela cirurgia robótica sente menos dor e desconforto no pós-operatório, uma vez que os cortes são muito menores.
A saúde do paciente de forma geral também é preservada, uma vez que a cirurgia robótica diminui a perda de sangue durante a cirurgia.
Tire suas dúvidas sobre cirurgia robótica
A Uromedical é responsável por realizar o diagnóstico urológico de pacientes de todas idades. Oferecemos cirurgia robótica com a mais alta tecnologia, garantindo o conforto e bem estar dos nossos pacientes.
Entre em contato conosco e agende a sua consulta agora mesmo!