O sistema urinário é responsável pela eliminação de substâncias em excesso ou indesejadas do organismo. Composto pela bexiga, ureteres e uretra, ele está constantemente suscetível a doenças – e por isso saber preveni-las é tão importante.
1: Infecção urinária
Mais comum entre as mulheres, a infecção urinária é causada quando bactérias entram no fluxo urinário pela uretra e se multiplicam na bexiga. Dentre os principais sintomas estão a ardência ao urinar, intensa vontade de urinar, tons avermelhados ou alaranjados na urina quando elimina-se pouca urina e até mesmo casos de febre.
Ao sinal de algum desses sintomas, é importante consultar-se com um urologista, para que o tratamento seja iniciado o quanto antes – para aliviar o incômodo e evitar que a infecção se torne algo mais grave.
A prevenção é simples: especialistas recomendam uma boa higiene dos órgãos genitais, seja homem ou mulher. O tratamento é realizado com medicamentos e há a orientação de beber bastante água.
2: Cálculo renal
A famosa pedra nos rins causa fortes dores, que precisa de cuidados médicos para aliviar a dor e expelir os cálculos. O problema pode ser causado pelo acúmulo de sais na urina, consumo excessivo de sal, falta de água no organismo e uma dieta rica em gorduras e proteínas.
Para prevenir a doença, hábitos saudáveis são mais que recomendados – diminuir o consumo de gorduras e proteínas, além de uma dieta com pouco sal e alta ingestão de líquidos.
Já o tratamento varia de acordo com o tamanho do cálculo e da fase da doença. Ou seja, desde medicamentos a até uma cirurgia de remoção.
3: Disfunções miccionais e incontinência urinária
Seja homem ou mulher, as alterações funcionais da bexiga podem surgir em todas as fases da vida. Seja por dificuldade em urinar ou diferentes quadros de incontinência urinária, o problema pode afetar a qualidade de vida do paciente.
Para tratar o problema, geralmente são indicadas terapias medicamentosas, além de fisioterapia e, em certos casos, cirurgias minimamente invasivas.
A prevenção também está relacionada a uma vida mais saudável. Fazer atividades que exercitem o assoalho pélvico, evitar segurar a urina por muito tempo, perda de peso e ingestão de líquidos em volume e horários adequados são recomendados.
Por isso, mantenha suas consultas com o urologista em dia e garanta que seus hábitos evitem o aumento do risco de doenças urológicas. Na Uromedical você encontra uma equipe especializada em urologia, com exames, consultas e cirurgias.
Localizado na melhor região de Brasília, a Uromedical espera por você. Agende agora mesmo uma consulta com o urologista!