Ter problemas sexuais é algo que pode acontecer com qualquer homem. No entanto, se frequentemente o homem tem dificuldades em ter uma ereção e repetidamente tem ejaculação precoce, ele precisa buscar um médico.
O tema é complexo e no Brasil um verdadeiro tabu para muitos homens, mas com o tratamento adequado é possível retomar a uma vida sexual prazerosa. Confira algumas informações importantes!
1: Ansiedade não ajuda na cama
A ansiedade pode afetar diretamente a sua performance na cama. Quando há excesso de nervosismo e uma grande expectativa ou medo antes do ato sexual, há grande liberação de hormônios do estresse. O organismo recebe assim uma descarga de adrenalina, o que dificulta o relaxamento do músculo peniano e da entrada do sangue que provoca a ereção, causando a temida disfunção erétil.
Quanto mais estressado o homem estiver, maiores são as chances de falhar no ato sexual. Apenas 10% dos casos de disfunção erétil tem causas orgânicas, relacionadas ao pênis, testículos ou desequilíbrios de hormônios como a testosterona. Os outros 90% são causados por estresse. Portanto, deixe o nervosismo de lado para curtir ainda mais o momento.
2: Ejaculação precoce tem cura
Quando o homem não tem controle sobre a ejaculação, ocorrendo antes do que ele gostaria (antes ou no momento da penetração, por exemplo) pode-se dizer que ele tem ejaculação precoce. Esta condição atinge cerca de 30% da população masculina.
No entanto, geralmente a causa é psicológica e o paciente tem grandes chances de resolver o problema rapidamente. Há casos mais complexos, onde níveis hormonais não usuais, distúrbios na tireoide, infecções e fatores de origem genética são a causa. Felizmente, estes casos são minoria.
3: Problemas de ereção acontecem em qualquer fase da vida
Ao contrário do que muitos acreditam, são os jovens que apresentam mais problemas de ereção. No entanto, a partir dos 40 anos as chances de homens maduros aumentam. As razões podem ser fatores psicogênicos ou orgânicos.
Diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto, tabagismo e outras causas podem afetar os nervos periféricos do organismo, o que compromete a capacidade do cérebro de enviar comandos para a região peniana. Por esta razão, uma forma de cuidar da saúde sexual, é manter uma alimentação balanceada e evitar o consumo excessivo de álcool, além da prática regular de atividades físicas.
Em caso de dúvidas ou necessidade de aconselhamento quanto a sua saúde sexual, agende uma consulta na Uromedical. Nosso corpo clínico é especializado e está pronto para lhe ajudar. O assunto é complexo e não se resolverá automaticamente. Garanta mais bem-estar e qualidade de vida com a Uromedical!